Get Adobe Flash player

SERVIÇO:

Agricultura Biológica

A Agricultura Biológica é uma forma de produzir alimentos de elevada qualidade, de forma sustentável e em harmonia com natureza.
 

Este é um dos Modos de Produção mais reconhecidos pelos consumidores porque está associado a produtos saborosos e autênticos, obtidos de forma natural.

 

A certificação em Agricultura Biológica permite-lhe ainda:

- Comercializar os seus produtos com a denominação “BIO” e com o logótipo da Agricultura biológica

- Valorizar economicamente a sua produção

- Ter acesso a mercados restritos

- Aceder a apoios comunitários através das medidas Agro-Ambientais do ProDER

 

Produz ou prever produzir produtos de acordo com o Modo de Produção Biológico?

Contacte a NATURALFA e/ou peça Orçamento.
 

Saiba mais [+]

A agricultura biológica é um modo de produção cultural onde são respeitados os equilíbrios naturais do meio. O encontro harmonioso dos sistemas naturais do solo, das plantas e dos animais, são premissas necessárias para que se possam produzir alimentos de forma ambiental, social e economicamente sã e sustentável.
 

O conceito do solo como um sistema vivo, é a base da agricultura biológica, sendo esta explorada no seu todo porque recorre a rotações culturais, utilização de espécies vegetais e animais adaptadas às condições locais, aproveitamento de recursos como resíduos de culturas, estrumes de animais, leguminosas, adubos verdes, e todos os resíduos orgânicos da exploração agrícola, privilegiando a luta biológica contra pragas e doenças e outras práticas culturais, de modo a manter a produtividade do solo, a nutrir as plantas e a controlar ervas infestantes e outros inimigos das culturas. Sendo assim, a utilização de fatores de produção externos, especialmente de síntese química, como fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos é reduzida ao mínimo, dando origem a produtos de qualidade e frescura excepcionais.
 

O conceito de Agricultura Biológica foi legalmente instituído na União Europeia pelo Regulamento CE 2092/91, sendo substituído pelo Regulamento (CE) nº 834/2007 que entrou em vigor no início de Janeiro de 2009. O Regulamento (CE) nº 889/2008 dita as regras de execução do Regulamento (CE) nº 834/2007, tendo sido já alterado pelo Regulamento (CE) nº 217/2010 no que toca à utilização do logótipo de produção biológica em vigor na União Europeia. Estes documentos estão disponiveis para consulta na nossa seção de Documentação.


 

«Voltar