Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Sep24
2014

Manual de Proteção Integrada das culturas

A Diretiva 2009/128/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Outubro, estabelece um quadro de ação a nível comunitário para a utilização sustentável dos pesticidas, através da redução dos riscos e efeitos na saúde humana e no ambiente, promovendo a proteção fitossanitária com a baixa utilização de pesticidas, nomeadamente através da Proteção Integrada (PI) e de meios de luta alternativos, à utilização dos pesticidas.
 

A DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária) publicou recentemente três volumes sobre esta temática, que podem ser descarregados aqui .
 

Clique sobre os titulos para acedr aos respetivos volumes.
 

Volume I - Conceitos e Pincípios

Este Volume contém os princípios gerais e orientações especificas de aplicação dos conceitos de PI para as diferentes culturas, a adotar por todos os utilizadores profissionais de pesticidas.

 

Volume III - Efeitos Secundários dos Produtos Fitofarmacêuticos
Os produtos fitofarmacêuticos devem ser objeto de uma utilização adequada de acordo com a respetiva autorização, tendo em conta os princípios da Proteção Integrada, conferindo, sempre que possível, prioridade a alternativas não químicas com vista a assegurar um nível elevado de proteção da saúde humana, animal e do ambiente.

 

Volume IV - Caderno de Campo

Em cada parcela homogénea em Proteção Integrada (PI) deve proceder-se ao registo no caderno de campo, devidamente datado, das intervenções fitossanitárias e outras práticas culturais de forma a garantir a rastreabilidade e a qualidade da proteção fitossanitária de acordo com  a legislação em vigor.

 

1 / 43