Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Jan06
2012

P. Lanhoso: autarquia apoia promoção criação biológica de porco bísaro

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoia, ao nível da divulgação do evento, uma iniciativa de promoção do porco bísaro, raça autóctone, no dia 4 de fevereiro de 2012, organizada por um produtor do concelho certificado para o modo de produção biológico.

 
No seguimento do projeto internacional Biologic@ (promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em conjunto com outros parceiros), aquela entidade - o Hotel Rural Maria da Fonte - foi o primeiro produtor do concelho povoense a aderir ao modo biológico de produção e à criação da raça porco bísaro em regime de ar livre. Esta ação vem agora demonstrar a aposta ganha da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na promoção da produção biológica.

 
Recorde-se que o Município da Póvoa de Lanhoso, no âmbito do projeto Biologic@, executou um conjunto de ações para a valorização de produtos agrícolas autóctones no concelho, para a implementação de práticas agrícolas mais amigas do ambiente, para a criação de bolsa de terras para o combate à desertificação rural e para o apoio a jovens agricultores na área da agricultura biológica.


Estes são apoios que continuam através do Gabinete de Apoio ao Bioagricultor da Câmara Municipal, que colabora com o evento do dia 4 de fevereiro, através do Workshop: “Porco Bísaro - Um valor alimentar”, fazendo uma breve contextualização das  vantagens do consumo de produtos biológicos para a saúde dos consumidores e da qualidade particular dos produtos do porco bísaro.

 
O porco bísaro é uma das raças suínas autóctones portuguesas que, nos anos 90, se encontrou perto da extinção. Após a sua recuperação, hoje já existe maior número de animais reprodutores em Portugal. Na Póvoa de Lanhoso, a experiência pioneira foi desenvolvida com o Biologic@ e este produtor certificado organiza esta ação para promover e divulgar a qualidade excecional dos produtos frescos (carne) e transformados do porco bísaro e para sensibilizar para o seu consumo.

 
Neste momento, existem oito produtores biológicos de hortícolas, frutícolas, produção animal (suína e bovina) no concelho da Póvoa de Lanhoso e a qualidade dos seus produtos justifica a divulgação junto de potenciais consumidores. É neste sentido que esta ação permite uma degustação e um conhecimento mais próximo e intrínseco das qualidades de produtos do porco písaro, em particular, e da produção biológica animal, em geral.

 
Nesta ação, com início agendado para as 17h45, será ainda realizado um Show Cooking, em que os interessados poderão aprender a confecionar uma refeição com produtos do porco bísaro, seguido de jantar, cuja inscrição é realizada junto do promotor da iniciativa.



** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Póvoa de Lanhoso **
 

Fonte: Correiro do Minho

1 / 43