Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Jul16
2015

ALGARVE ACOLHE COLÓQUIO NACIONAL DE HORTICULTURA BIOLÓGICA

Melhoramento e propagação de plantas; protecção de culturas; culturas hortícolas, aromáticas e medicinais; e fruticultura, olivicultura e viticultura são algumas das áreas temáticas do IV Colóquio Nacional de Horticultura Biológica.
 

O encontro está agendado para os dias 17 a 19 de Março de 2016. Um dos anfiteatros da Universidade do Algarve, em Gambelas, vai acolher o colóquio que pretende ser «um espaço de troca de conhecimento, de experiências e de debate que contribua para demonstrar o potencial produtivo, económico e ambiental da agricultura biológica».
 

Na União Europeia, os produtos resultado de um modo de produção biológico (MPB), em 2012, atingiram os 20 mil milhões de euros de vendas. Em Portugal, nesse mesmo ano, a agricultura biológica ocupava 226.425 hectares – principalmente pastagens e olival –, distribuídos por 2.885 produtores.
 

Segundo a organização, «a área de hortofrutícolas e de vinha é muito baixa, devido a maior dificuldade técnica e pela falta de experimentação e divulgação nestas culturas em agricultura biológica em Portugal».
 

Está ainda prevista uma visita técnica a uma empresa de hortofruticultura em modo de produção biológico no Algarve.
 

O IV Colóquio Nacional de Horticultura Biológica é organizado pela Associação Portuguesa de Horticultura e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, com o apoio da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.


Fonte: FLFrevista

1 / 43