Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Sep01
2017

Alteração do Referencial GlobalG.A.P. | Nova Versão 5.1

Informamos que foi publicada uma nova versão do GlobalG.A.P (versão 5.1) que entra em vigor a partir de 01 de Outubro de 2017.

 

Todas as inspeções/auditorias realizadas a partir desta data, serão realizadas de acordo com a nova versão.

 

A principais alterações refletem-se no nível de conformidade de alguns pontos de controlo.

 

No módulo Base – Unidade de Produção, os pontos de controlo sobre Fraude Alimentar (AF 16.1 e AF16.2) foram atualizados de Recomendações para Obrigações Menores para alinhá-los com outros padrões internacionais de referência.

 

No módulo da Base – Produção Vegetal, os pontos de controlo sobre Gestão da água (CB 5.2.1 e CB 5.2.2) mudaram de Obrigações Menores para Obrigações Maiores (esta alteração já ocorreu em Julho de 2017).

 

O ponto relativo à aplicação de Outras substâncias além de substâncias fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos (CB 7.11.1) foi detalhado para indicar melhor o tipo de produtos que se enquadram nesse ponto de controlo e quais os registros necessários para evidenciar sua conformidade.

 

No módulo de Frutas e Legumes, o ponto de controlo FV 4.1.2 (Qualidade da água usada nas atividades de pré-colheita) foi dividido em dois pontos de controlo separados FV 4.1.2 a) e FV 4.1.2 b) para facilitar inspeção. O ponto FV 4.1.2 a) torna-se uma Obrigação Maior e aplica-se a “culturas verdes” (alface, rúcula, verduras, etc.) . O ponto FV 4.1.2 b) mantém-se uma Obrigação Menor até novas orientações por parte do GlobalG.A.P. e aplica-se às restantes culturas.

 

Outro ponto de controlo que alterou o nível de conformidade é FV 5.7.3 (acreditação do laboratório que realiza a análise de água utilizada na lavagem pós-colheita) passa de Recomendação para Obrigação Menor.

 

A versão portuguesa já se encontra disponível e poderá ser consultada aqui.

 

Poderá ainda consultar o resumo das alterações (clique para obter o documento).

 

Ficamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

 

1 / 43