Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Feb10
2012

União Europeia: as regras para o vinho biológico vão mudar

O Comité Permanente da Agricultura Biológica (SCOF) aprovou as novas normas europeias sobre o vinho biológico, que entrarão em vigor a partir da vindima de 2012. Nesta data, os produtores de vinho biológico poderão utilizar esta denominação nos seus rótulos, que deverão também mostrar o logótipo biológico da União Europeia e o número de código do organismo de certificação.
 

Apesar de já existirem regras sobre o vinho feito de uvas biológicas, estes não cumpriam as práticas enólogas, ou seja, todo o processo desde da uva ao vinho. O vinho, aliás, era o único sector que continua a não cumprir totalmente as regras da EU em matéria de agricultura ecológica.
 

“Era importante estabelecer regras harmonizadas que garantam uma oferta mais clara aos consumidores, que demonstram cada vez mais interesse nos produtos biológicos”, argumentou o comissário da agricultura e desenvolvimento rural da UE, Dacian Ciolos, depois da votação do SCOF.
 

O responsável afirmou ainda que é importante “estabelecer padrões que distinguem claramente o vinho biológico convencional”, como acontece com outros produtos biológicos. Desta forma, os consumidores podem ter certeza de que qualquer “vinho biológico” foi produzido de acordo com padrões de produção rigorosos”.
 

Segundo o Hiper Super, estas novas regras têm a vantagem de proporcionar uma maior transparência e facilitar o reconhecimento pelos consumidores – e não só ajudarão a facilitar o mercado interno mas também a fortalecer a posição internacional do vinho biológico na UE, uma vez que os principais produtores de vinho já definiram as normas para o vinho biológico: Estados Unidos, Chile, Austrália ou África do Sul.
 

Com esta legislação, a agricultura ecológica da União Europeia está agora completa e abrange todos os produtos agrícolas.
 

Fonte: GREENSAVERS 

1 / 43