Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Jul11
2012

Jornadas Técnicas do Castanheiro- 21 de Julho em Murça

Os sistemas agrícolas estão hoje mais do que nunca sujeitos ao grande desafio da sua sustentabilidade económica.

Esta, desejavelmente, deverá ser conseguida sem que se percam de vista os valores do respeito pelo meio ambiente, e pela vida humana.
Na verdade, os tempos modernos, têm obrigado o empresário agrícola à adoção de práticas culturais que na maioria das vezes conduzem as culturas estremes monofuncionais.

Fruto da utilização de técnicas culturais ainda bastante tradicionais, a castanha tem junto do grande público uma imagem de produto alimentar “amigo do ambiente”, para além das suas reconhecidas qualidades dietéticas, a que se junta uma interessante valorização económica.

Assim, compete a todos nós proteger o mais possível esta fileira, ajudando a manter a sua sustentabilidade.

O souto é um sistema agroflorestal com enormes potencialidades, estando muitas destas ainda por explorar.

A gestão multifuncional do souto visando a adoção de práticas culturais amigas dos ambiente e consequentemente das árvores, juntamente com a exploração de outros recursos complementares, como os cogumelos, o mel, as pastagens ou ainda os pequenos frutos, deverão ser cada vez mais medidas a ponderar pelos empresários.

É nesta perspetiva que o tema para estas jornadas se centrou precisamente na gestão multifuncional do souto, como uma estratégia assente na tradição, mas direcionada para o futuro.

Desejamos, por isso, que aproveitem o melhor possível estas jornadas.

A comissão organizadora

Consulte aqui o cartaz

Fonte: Revista FLF

1 / 43