Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Dec20
2012

Agricultura terá que ser mais sustentável!

De acordo com o Worldwatch Institute, a temperatura da superfície da Terra deverá aumentar 0,69 graus célsius até 2030 e a produção global de alimentos será mais imprevisível.
 

Apesar da agricultura ser uma das maiores responsáveis pelas alterações climáticas, contribuindo para cerca de 25 a 30% do efeito de estufa, quando realizada de forma sustentável pode ser um fator importante para o abrandamento das mudanças climáticas.

“Práticas como o uso de estrume animal em vez de fertilizantes artificiais, plantar árvores nas quintas para reduzir a erosão do solo e produzir alimentos nas cidades, têm um grande potencial para reduzir a pegada ecológica da agricultura” referiu Laura Reynolds, uma das autoras do estudo.

A Organização da Alimentação e Agricultura das Nações Unidas estima que o setor agrícola global poderá reduzir e remover cerca de 80 % do dióxido de carbono emitido.

O relatório refere ainda que devem ser adotadas seis abordagens sustentáveis no uso de água e solo, quer em zonas rurais como urbanas: Construir a fertilidade do solo, apoiar a agrossilvicultura, criar plantações urbanas, plantar plantas de cobertura, melhorar a conservação de água e a reciclagem e preservar a biodiversidade a as espécies autóctones.

Fonte: Ana Rita CostaVida Rural

 


 

1 / 43