Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Mar14
2013

Sector agro-alimentar revoluciona agricultura em Portugal

Muito recentemente em entrevista dada ao semanário MUNDO PORTUGUÊS a Ministra da Agricultura afirmou “A Agricultura é neste momento um sector vivo e com esperança e são os próprios números que mostram isso quando revelam um sector que cresce 2,8 por cento quando a restante economia se contrai 3 por cento”.


O que fez este sector mudar desta forma quando ainda há tão pouco tempo era por todos considerado um sector moribundo, sem futuro e para acabar definitivamente? O que mudou foi precisamente o aumento da exportação.

A própria ministra o diz ao afirmar na mesma entrevista “Temos de ficar satisfeitos com estes valores porque vemos a agricultura a crescer e a criar emprego, estando a contribuir activamente para as exportações nacionais”…

Ou seja a agricultura do subsídio, está cada vez mais a dar lugar à agricultura jovem e moderna que quer “encontrar-se a sós” com o mercado, sem o espartilho do estado, dos reguladores e dos institutos que apoiam, subsidiam mas também  condicionam, por vezes de tal forma que criam um espartilho tal, que retira ao produtor muita inovação e capacidade inata de fazer. A Agricultura sabe que tem bons produtos e que o mercado os reconhece, precisando apenas da plataforma que lhe apresente esse mesm o mercado.

O caso do Agro-Alimentar

Fonte:Mundo Português

 

1 / 43