Get Adobe Flash player

DETALHE DE NOTÍCIA

Oct22
2013

Jovens apostam nas ervas aromáticas e frutos vermelhos

Os jovens agricultores estão a centrar os seus investimentos na área vegetal, com uma grande componente das ervas aromáticas e dos frutos vermelhos, revelou esta segunda-feira, Nuno Vieira e Brito, o secretário de Estado da Alimentação e Investigação Alimentar, na Batalha, durante a inauguração da Intergal – Exposição de Produtos Alimentares e Bebidas de Portugal, que conta com a presença de 80 empresas.

«Temos recebido no sector agrícola uma média de 280 projectos por mês. No conjunto dos últimos quadros comunitários foram apresentados seis mil projectos, que criaram 10 mil empregos para jovens agricultores», explicou Nuno Vieira e Brito, adiantando que «a dinâmica» destes empresários «tem sido muito intensa».

«Os jovens empresários que se estão a instalar têm qualificações superiores e um perfil muito próprio. Estão a dedicar-se nesta altura à área vegetal, existindo também uma grande componente do sector das ervas aromáticas e dos frutos vermelhos», adiantou o governante, apontando como «uma das grandes vantagens destes jovens a inovação, a forma de comercialização e o marketing aplicado aos produtos».

Quanto aos tipos de financiamentos disponíveis para estes empresários agrícolas e à dimensão das empresas, Nuno Vieira e Brito referiu que os quadros comunitários permitem apoios «à escala para jovens agricultores, para estruturas não tão grandes, mais PME» e outros «mais ajustados para os investimentos das grandes empresas».

A Intergal – Exposição de Produtos Alimentares e Bebidas de Portugal é organizada pelo Centro de Exposições Exposalão e enquadra-se na filosofia da “missão inversa” – o objectivo da organização foi criar as condições para a maior participação possível de importadores de produtos portugueses. O certame, aberto apenas a profissionais, termina quarta-feira, 23, e conta com a presença de 150 importadores, traders e responsáveis de compras de 25 países (da Europa, África, Médio Oriente, Ásia e América do Sul).


Fonte: Frutas e Legumes

1 / 43