6 Dicas para obtenção de bons resultados nas auditorias
1º
Estude a norma e as regras de certificação
Todas as certificações exigem um conjunto de regras e requisitos que devem ser do conhecimento das entidades que se candidatam à certificação.
Estas regras, normalmente passam por implementar um conjunto de boas práticas, desenvolver documentos e registos que suportam a certificação e reunir evidências que provem que as regras da certificação são mantidas de forma consistente.
O primeiro passo, passa por entender as regras da certificação e o que lhe será pedido para fazer prova de que as cumpre. A NATURALFA disponibiliza frequentemente vários documentos e conteúdos que ajudam os seus clientes a conhecer e a melhorar os seus processos, com vista à obtenção de melhores resultados em auditoria.
Consulte toda a informação que disponibilizamos.
Acompanhe as redes sociais
2º
Avalie realisticamente se consegue implementar os requisitos da certificação
Compreende todas as exigências da certificação e sabe exatamente o que tem de fazer para dar cumprimento a essa certificação, então comece a implementar todos os critérios de forma organizada, integrada e adaptados à sua realidade. Aproveite para melhorar procedimentos e aumentar a eficiência dos mesmos.
3º
Recorra a um consultor, se necessário
No caso de não perceber bem o que lhe é exigindo com a certificação ou tenha dificuldade em entender o que precisa implementar antes da auditoria, recorra a um consultor especialista na certificação que pretende obter.
Defina alguns critérios como experiência, conhecimento das normas, referência de colegas, para selecionar um consultor que o acompanhe em todo o processo de implementação e certificação.
Garanta que encontra o parceiro ideal para o ajudar a concluir o processo de certificação com sucesso.
Caso recomende algum consultor, partilhe esta informação, mencionando consultor, para que mais entidades tenham acesso a esse contacto.
4º
Tire dúvidas com a NATURALFA
A NATURALFA disponibiliza-se a esclarecer todas as dúvidas relativas ao processo de certificação dos seus clientes.
5º
Prepare-se para a auditoria
Algumas certificações obrigam à realização de uma auditoria interna previa à auditoria da NATURALFA. Garanta que esta auditoria é realizada com o rigor necessário para detetar o máximo de falhas e melhorias necessárias para aumentar o nível de cumprimento. Garanta ainda que esta auditoria interna é realizada com a antecedência suficiente para corrigir todas as não conformidades detetadas antes da auditoria da NATURALFA.
Caso a certificação não exija uma auditoria interna, crie a sua própria checklist com base nas regras de certificação e complete todos os pontos da checklist antes da auditoria da NATURALFA.
Reúna toda a documentação que irá ser verificada em auditoria e organize-a de forma que seja fácil encontrá-la quando estiver a ser auditado.
6º
Colabore com o auditor
No dia da auditoria responda a todas as questões colocadas pelo auditor de forma objetiva e transparente.
Explique como trabalha e como gere a atividade. Permita que a auditoria decorra de forma fluída e que o auditor consiga ter acesso a todos os locais, documentos, registos, atividades e pessoas.
O auditor precisa perceber como está a implementar as regras da certificação para que a auditoria contribua para acrescentar valor à sua organização e para que sinta que a certificação é muito mais que um certificado, é um processo de melhoria contínua que permite ajudar nos processos internos, na redução de custos, na procura de soluções inteligentes e na otimização dos recursos.
Elsa Silva
Auditora da NATURALFA