Auditoria conjunta pelo IPAC e DGADR à NATURALFA
Nos dias 6, 7 e 8 de abril a NATURALFA foi alvo de auditoria por parte do IPAC – Instituto Português de Acreditação no âmbito das normas NP EN ISO/IEC 17065:2014 e NP EN ISO/IEC 17021-1:2018.
Esta auditoria ocorre anualmente nas instalações da NATURALFA e tem como objetivo avaliar a forma de atuação e desempenho da NATURALFA nas suas atividades de controlo e certificação, para manutenção da acreditação da NATURALFA nos âmbitos para os quais desenvolve trabalho.
Pela primeira vez e de forma inédita, esta visita foi acompanhada pela DGADR – Direção Geral de Desenvolvimento Rural, Autoridade Competente para o Modo de Produção Biológico e para a Produção Integrada que também avalia o trabalho da NATURALFA nestes âmbitos.
Esta iniciativa conjunta, que aconteceu pela primeira vez a um Organismo de Controlo, ocorreu a pedido da Eng.º Teresa Coelho, Chefe de Divisão da Qualidade e Recursos Genéticos e pretendeu verificar o trabalho da NATURALFA na perspetiva da acreditação.
Foi muito importante o trabalho conjunto destas Entidades, pois permitiu abordar temas relevantes e discuti-los através de diferentes pontos de vista de forma a contribuir para a harmonização do entendimento desses temas.
Esta ação surge no seguimento da recentes alterações ao novo Regulamento da Agricultura Biológica, que tem enfoque na harmonização das regras de certificação e na troca de informação entre as várias entidades envolvidas no sistema de certificação da Agricultura Biológica.