Balanço do Ano 2023
Mais um ano que termina….Mas, nem por isso, termina a vontade, o empenho e o desejo da NATURALFA em acrescentar valor em Portugal!
2023 foi um ano desafiante para o sector agroalimentar. As consequências socioeconómicas da pandemia Covid-19 que ainda se fazem sentir, a seca severa que cada vez mais condiciona o desenvolvimento de muitas culturas, o aumento dos preços dos fatores de produção muito por culpa da guerra Rússia-Ucrânia que ainda continua, entre outros, levaram ao desânimo de muitos produtores e empresas, à desistência da sua atividade e, por consequência, à não aposta na certificação.
No entanto, a NATURALFA não baixou os braços!
Com o objetivo de atribuir reconhecimento aos produtos alimentares, de estabelecer parcerias de confiança com os seus clientes por forma a melhorar os seus resultados, 2023 foi para a NATURALFA um ano de aposta no crescimento da qualidade dos seus serviços.
Com as diversas alterações das normas e regulamentos dos âmbitos que certifica, a NATURALFA assegurou a exigente formação dos seus colaboradores. Tornou uma equipa, embora jovem, numa equipa dinâmica, competente, experiente e adaptada às necessidades e realidades de cada operador.
Também a aposta em metodologias inovadoras, a simplificação e transparência dos processos tornaram a NATURALFA no Organismo de Certificação mais credível e mais reconhecido em Portugal.
Reconhecimento e distinções
Como prova, está, uma vez mais, a distinção, em 2023, da NATURALFA no primeiro lugar do ranking da classificação GLOBALG.A.P. no nosso país.
Uma distinção atribuída, essencialmente, pela qualidade técnica do trabalho desenvolvido: tempo e qualidade de auditoria, cumprimento de prazos, controlo dos processos de certificação, entre outros.
Outra prova do reconhecimento da NATURALFA foi a transição, bem evidente, de produtores e empresas provenientes de outros Organismos de Certificação. Em 2023, cerca de 45 operadores certificados em Agricultura Biológica, Produção Integrada e GLOBALG.A.P. decidiram mudar para a NATURALFA, quer pela necessidade de terem um serviço próximo e personalizado, quer pela necessidade de auditores competentes e pedagógicos, assim como pela necessidade de respostas rápidas e eficazes.
O empenho, a dedicação e o profissionalismo estão presentes na NATURALFA desde o seu início e 2023 não foi exceção.
Novas Certificações
Orgulhosamente, emitimos os primeiros certificados GLOBALG.A.P. para o âmbito Aquacultura, garantindo que as empresas AQUALVOR e PISCICULTURA DO VALE DA LAMA produzam Robalo e Dourada com os mais elevados critérios de Segurança Alimentar, com respeito pelo meio-ambiente e pelo bem-estar animal.
Aumentamos ainda mais o leque de oferta de certificações, obtendo também o reconhecimento do GLOBALG.A.P. para os módulos BioDiversity. Este é um módulo para todos os produtores que se preocupam com a biodiversidade das suas explorações agrícolas e GGFSA, este relacionado com a sustentabilidade das empresas.
Pelo IRTA, tornámo-nos aptos para a certificação WELFAIR® Bem-Estar Animal. Uma certificação realizada através da observação direta e exaustiva dos animais e do seu ambiente.
Avançamos com o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola. Uma aposta promissora, no entender da NATURALFA, que eleva este sector português aos mais altos padrões de sustentabilidade.
Com foco na Segurança Alimentar e na valorização dos produtos agroalimentares, a NATURALFA conseguiu também os primeiros clientes no âmbito do BRCGS. Esta é uma certificação que coloca em prática o elevado controlo da produção, processamento e embalamento de alimentos.
Objectivos
Terminámos o ano de 2023 com cerca de 2659 certificados, emitidos a 1547 organizações e 364 novos clientes.
Bem sabemos que atravessamos uma época difícil em todos os setores! A continuidade dos serviços de qualquer empresa depende, além de uma ótima gestão, de uma equipa de excelência, que conhece a 100% a política, os valores e a missão da entidade onde trabalham.
Na NATURALFA, a política, os valores, a missão, bem como a visão de mostrar ao mercado uma nova forma de certificar estão bem presentes em cada colaborador!
Continuamos juntos, realistas do presente, mas a apostar no futuro, com a implementação constante de um processo de melhoria contínua.
Trabalharemos arduamente com o objetivo de continuar a merecer a confiança dos nossos clientes, bem como de todos os operadores que pretendam iniciar uma parceria mais próxima, transparente e adaptada às constantes alterações do sector agroalimentar.
Caminharemos juntos para um 2024 de sucesso!
Sónia Moreira