Nova versão do LEAF Marque Standard – Versão 16.0
Foi publicada uma nova versão do LEAF Marque Standard – Versão 16.0, que se tornará obrigatória a partir de 1 de abril de 2023, sendo que as auditorias realizadas até ao dia 31 de Março de 2023 serão realizadas na versão 15.0.
O objetivo destas alterações são de garantir que o LEAF Marque Standard dá resposta aos desafios atuais de sustentabilidade partilhados pelos agricultores de todo o mundo.
Sendo que a nova versão apresenta como melhorias as seguintes áreas:
Resiliência às alterações climáticas
Paisagem e Conservação da Natureza
Gases com efeito de estufa e sequestro de carbono
Pegada de carbono
Saúde do solo (físico, químico, biológico e microbiológico)
Gestão de Nutrientes
Sanidade e proteção das culturas
Controlo da poluição e gestão dos subprodutos
Produção animal
Quais as principais alterações?
8 novos pontos de controlo Recomendados (Pontos de controlo: 1.22; 1.23; 3.21; 4.10; 4.11; 6.5; 7.6 e 7.7)
3 novos pontos de controlo Essenciais (Pontos de controlo: 1.24; 8.28 e 8.29)
7 pontos controlo Recomendados na Versão 15.0 passam a Essenciais na Versão 16.0 (Pontos de controlo: 2.14; 3.20; 4.8; 5.12; 5.13; 7.4 e 8.27)
12 Pontos de controlo foram eliminados ou incorporados, noutros pontos de controlo. (Pontos de controlo: 2.8; 2.12; 3.15; 4.7; 4.9; 5.6; 7.5; 8.6; 8.8; 8.15; 8.19; 8.22)
O que muda em cada secção?
Secção 1 – Organização e Planeamento
Foram acrescentadas 2 recomendações, de forma a maximizar a colaboração com outras entidades (Produtores/Organizações/Investigação Científica /Autoridades) e de forma a contribuir com a melhoria da paisagem/biodiversidade. Foi também adicionado 1 ponto de controlo Essencial para que as empresas identifiquem os riscos de eventos climáticos extremos e criem estratégias de desenvolvimentos de metas de forma a aumentar a resiliência das empresas contra eventos climáticas extremos.
Secção 2 – Gestão do solo e fertilidade
Nesta secção houve apenas 1 ponto que passou de Recomendação para Essencial e algumas melhorias em outros pontos com o objetivo de melhorar os aspetos físicos e químicos, biológicos e microbiológicos do solo, criando um plano com objetivos, medições e registo anual das melhorias.
Secção 3 – Saúde e proteção das culturas
Foi acrescentada uma Recomendação e 1 ponto de controlo passou de Recomendação para Essencial com o objetivo de proteger habitações e explorações vizinhas contra possíveis contaminações devido à deriva quando são aplicados produtos fitofarmacêuticos. (Zonas tampão/comunicação com datas e horas das aplicações/utilização de bicos antideriva, etc.).
Secção 4 – Controlo de Poluição e Gestão de Resíduos
Foram acrescentadas 2 Recomendações e 1 ponto de controlo passou de Recomendação para Essencial com o objetivo de diminuir a poluição causada pela atividade agrícola e agroindústria. Sendo necessário existir uma auditoria anual de resíduos (interna ou externa), que abranja todas as fontes de resíduos e como estes são tratados (Reutilizados, Reduzidos, Reciclados ou Descartados), e um Plano de Ação da Auditoria de Resíduos, com referência a metas e objetivos para diminuir a produção de resíduos.
Secção 5 – Criação Animal
Nesta secção houve apenas 2 ponto que passaram de Recomendações para Essenciais em que passou a necessitar de existir um plano de ação baseado na Auditoria de Alimentação Animal Anual, com metas e objetivos para diminuir a dependência e desperdício das rações utilizadas na exploração.
Secção 6 – Eficiência Energética
Foi acrescentada uma Recomendação com o objetivo de as empresas registarem as emissões de gases com efeito de estufa, de forma a criar estratégias e identificar oportunidades de melhoria para diminuir a pegada carbónica da exploração.
Secção 7 – Gestão da Água
Foram acrescentadas 2 Recomendações e 1 ponto de controlo passou de Recomendação para Essencial com o objetivo de melhorar a eficiência do uso da água, diminuir quando possível o uso de recursos não renováveis de água, e monitorizar a qualidade da água com análises físico-químicas e microbiológicas.
Secção 8 – Conservação da Paisagem e da Natureza
Foram acrescentados 2 pontos de controlo Essenciais com o objetivo de reforçar a proteção contra a desflorestação. E um ponto de controlo passou de Recomendação para Essencial com o objetivo de reforçar a melhoria da biodiversidade e a manutenção das espécies autóctones, de forma a que as explorações agrícolas façam a monitorização da evolução de pelo menos uma espécie/habitat.
Além das alterações mencionadas anteriormente, houve também a revisão de diversos pontos de forma a clarificar e poder ajudar os produtores no preenchimento dos planos de gestão e de que forma podem ser formatados para cada realidade.
Os documentos da nova versão encontram-se disponíveis em: