
NOVO SERVIÇO – GLOBALG.A.P. para aquacultura
A NATURALFA avança com mais um serviço associado ao GLOBALG.A.P.
Com o objetivo de responder às necessidades do setor aquícola, o GLOBALG.A.P. atribuiu recentemente o reconhecimento à NATURALFA para a realização de auditorias e certificação de produtores que produzem peixes, crustáceos, moluscos ou algas marinhas.
Em Portugal, a NATURALFA é o único Organismo de Certificação a oferecer o serviço de certificação GLOBALG.A.P. para aquacultura.
A norma de certificação GLOBALG.A.P. para aquacultura mantém-se fiel aos princípios IFA (Integrated Farm Assurance). Com uma abordagem holística que garante ao mercado a segurança alimentar, a saúde e o bem-estar animal, a sustentabilidade ambiental e a biodiversidade, o bem-estar dos trabalhadores, os processos de produção, a conformidade legal e a rastreabilidade.
É uma norma global para práticas agrícolas responsáveis que abrange toda a cadeia de produção, desde os reprodutores, alimentação, criação, colheita e transporte.
As normas GLOBALG.A.P. para a aquacultura estão operacionais há quase 20 anos. São desenvolvidas através de uma ampla colaboração com as partes interessadas de todo o sector.
Esta norma de certificação é a única ao nível da produção reconhecida pelo GFSI (Global Food Safety Initiative) e a única de aquacultura reconhecida pelo GSSI (Global Sustainable Seafood Initiative) para todas as espécies de peixes, crustáceos, moluscos e algas marinhas.
Vantagens da norma IFA GLOBALG.A.P. para aquacultura
- Inclusão obrigatória da Avaliação de Risco GLOBALG.A.P. sobre Práticas Sociais (GRASP) garantindo ao mercado a implementação de requisitos de responsabilidade social, no que respeita aos trabalhadores da exploração.
- Exige o fornecimento de alimentos compostos para animais utilizados em aquacultura e incubação a fabricantes de alimentos compostos com processos de produção certificados GLOBALG.A.P.
- Abrange todas as espécies de peixes, crustáceos, moluscos e algas marinhas.
- Abrange todos os tipos de sistemas de produção de aquacultura com opções de certificação para produtores individuais e grupos de produtores.
- Considera os quatro pilares das Diretrizes Técnicas da FAO sobre Certificação de Aquacultura e o Código Sanitário para Animais Aquáticos da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).
- Apoia o aumento da eficiência e a melhoria da gestão das operações.
- Esclarece as exigências do mercado e funciona como um manual prático para as atividades na exploração.
- Permite que os produtores demonstrem práticas agrícolas responsáveis e que os compradores identifiquem facilmente a produção que satisfaz os seus requisitos.
- Implementa um plano de melhoria contínua a nível da exploração agrícola que ajuda os produtores a analisar e melhorar as suas operações.
- Permite a adição de vários módulos GLOBAL GAP e soluções para a cadeia de distribuição alimentar.
- Auditado anualmente por organismos de certificação terceiros acreditados e independentes, resultando num certificado válido por um ano.