NATURALFA

Controlo e Certificação

Quem somos

Nossa Missão

Nossa Visão

Valores

Políticas

A NATURALFA é uma empresa que presta serviços de certificação no setor agroalimentar, atribuindo reconhecimento aos produtos alimentares que cumprem com rigorosos padrões de qualidade e desta forma, em parceria com os seus clientes, dá resposta a todas as cadeias de distribuição alimentar.

Neste sentido, trabalhamos diretamente com operadores reconhecidos que resultam no sucesso dos nossos processos de certificação.

O trabalho desenvolvido ao longo destes anos faz-nos acreditar que a certificação é uma ferramenta para transformar o ser humano em melhores pessoas, e contribuir para o crescimento das empresas e para um mercado mais justo.

Acrescentamos valor aos nossos clientes, porque vemos na certificação uma forma de estabelecer parcerias duradouras e de confiança, pois preocupamo-nos com os resultados dos nossos clientes e com a sua vontade de cumprir com as exigências da certificação e contribuir para a sua credibilidade. Por este motivo, os profissionais da NATURALFA assumem com muito rigor e responsabilidade a função que lhes é confiada, procurando no dia-a-dia, encontrar novas formas (melhores, mais rápidas e mais inovadoras) de executar o seu trabalho.

 

 

 

 

Mostrar ao mercado uma nova forma de certificar.

A Imparcialidade, a Confidencialidade, a Objetividade e transparência, a Integridade e a Competência técnica, são valores intrínsecos à atividade da NATURALFA.

Adicionalmente, a NATURALFA privilegia um conjunto de valores que se refletem na forma como atua perante os clientes, colaboradores e parceiros:

  • Integridade e honestidade

Somos uma empresa séria, integra e honesta, porque acima de tudo selecionamos pessoas/profissionais com valores e com caráter, que defendem e acreditam na certificação, que têm "uma só cara e uma só palavra", nos quais os clientes confiam e respeitam.

  • Proatividade e pedagogia

Somos uma equipa focada em simplificar o processo de certificação dos nossos clientes, em antever problemas e encontrar soluções. Acreditamos que as auditorias são oportunidades para aprender e ensinar. 

  • Humildade e empatia

Acreditamos que temos sempre algo a aprender com os nossos clientes e por isso estamos sempre disponíveis para o ouvir e perceber o seu ponto de vista. Sabemos reconhecer as nossas falhas, assumir que podemos fazer sempre melhor e, desta forma, procurar ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes. 

  • Melhoria continua

Sabemos sair da nossa zona de conforto e aceitar desafios cada vez maiores.  Todos os dia melhoramos e crescemos. E pouco a pouco vamos dando passos certos dos quais nos orgulhamos.

  • Responsabilidade e Compromisso

Entregamo-nos afincadamente às tarefas que nos são confiadas, respeitando as condições acordadas e cumprindo com elevados padrões de conduta. Cumprimos com o que nos propomos e assumimos a responsabilidade das nossas ações.

O desenvolvimento sustentado da NATURALFA é alicerçado num Sistema de Gestão que potencia a melhoria contínua das suas atividades de Certificação, tendo por base uma gestão centrada no valor criado e num processo de decisão baseado na monitorização dos objetivos. A focalização nas necessidades dos clientes e de mercado determinam a estrutura organizacional e a forma de satisfazer todas as partes interessadas, onde se incluem os Sócios, a Gerência, os Colaboradores e os Clientes.

A NATURALFA reconhece a importância da imparcialidade no exercício das suas atividades de certificação e assegura a gestão de conflitos de interesse e a objetividade das suas atividades de certificação.

 

 

De forma a concretizar estes propósitos a Política da Qualidade da NATURALFA tem como pilares fundamentais:

  • O desenvolvimento, motivação e melhoria de desempenho dos seus colaboradores;
  • O estabelecimento de relações de parceria com todas as partes interessadas;
  • A procura contínua da melhoria dos serviços;
  • O cumprimento integral dos requisitos legais e estatutários aplicáveis;
  • A preocupação constante no levantamento das necessidades dos seus clientes e o desenvolvimento de serviços de acordo com essas necessidades;
  • O compromisso da Gerência quanto às boas práticas profissionais e à qualidade dos serviços prestados aos seus clientes;
  • A familiarização de todos os colaboradores com a documentação do SG e a aplicação das políticas e procedimentos no seu trabalho;
  • O compromisso da Gerência em fazer cumprir com os requisitos das NP EN ISO/IEC 17065, NP EN ISO/IEC 17021-1 e ISO/TS 22003 e melhorar continuamente a eficácia do Sistema;
  • Compromisso na imparcialidade no exercício das atividades de certificação de forma a assegurar a gestão de conflitos de interesse e a objetividade das suas atividades de certificação.
  • 17065.

 

A NATURALFA garante a gestão de conflitos de interesse e objetividade através do comprometimento de todos os colaboradores e gerência com a seguinte Política da Imparcialidade:

  • A adoção de uma atitude de equidade com todos os seus clientes e potenciais clientes;
  • O compromisso de que todos os seus processos de certificação são tratados de forma transparente;
  • A garantia de que todos os processos são avaliados de forma objetiva e de acordo com a conformidade relativamente aos documentos de referência;
  • O comprometimento de que todos os colaboradores cumprem com rigorosos critérios de confidencialidade para com todos os clientes;
  • O compromisso em identificar e avaliar as potenciais situações de conflito de interesses e em definir e implementar ações para eliminar ou minimizar os seus efeitos;
  • Envolver a Comissão Consultiva e o Organismos de Acreditação na análise de potenciais conflitos de interesses.

 

A Gerência assegura a divulgação destas políticas, comprometendo todos os colaboradores e Comissões no estrito cumprimento dos requisitos de independência, imparcialidade e integridade.

100

ANOS
DE EXPERIÊNCIA

+
4000

OPERADORES BIOLÓGICOS CERTIFICADOS ANUALMENTE

+
5000

OPERADORES CERTIFICADOS
GLOBALG.A.P. ANUALMENTE

+
4500

OPERADORES PRODUÇÃO INTEGRADA CERTIFICADOS ANUALMENTE

Como trabalhamos?

NATURALFA tem por objetivo certificar produtos e empresas que cumprem com rigorosos padrões de qualidade.
O processo de certificação, está assente numa estrutura documental hierarquizada, baseada, para além do Manual de Gestão da Qualidade, também em procedimentos, instruções de trabalho, impressos e outro tipo de documentos, garantindo assim, junto do mercado e do consumidor que os produtos e empresas certificadas, cumprem com os requisitos a que se propõem, acrescentando valor.
O processo de certificação da NATURALFA resume-se ao seguinte esquema:

Pedido de orçamento

Os interessados solicitam orçamento para a certificação do referencial que pretendem.

Auditoria

A NATURALFA envia um auditor ao local para efetuar a avaliação dos requisitos implementados em função do referencial a que se propôs.

Orçamentação

A NATURALFA apresenta uma proposta aos serviços solicitados.

Certificação

A NATURALFA avalia os resultados da auditoria e emite uma decisão do processo de certificação.

Contratualização

A NATURALFA apresenta um dossier de candidatura ao candidato e é formalizado o contrato de prestação de serviços.

Renovação

Anualmente, a NATURALFA planeia e executa o acompanhamento ao processo de certificação, através de nova auditoria.

Pedido de orçamento

Os produtores, preparadores ou distribuidores solicitam orçamento.

Orçamentação

A NATURALFA apresenta uma proposta aos serviços solicitados.

Candidaturas

A NATURALFA apresenta um dossier de candidatura ao candidato.

Controlo

A NATURALFA envia um técnico ao local para efectuar o controlo.

Certificação

A NATURALFA avalia os resultados do controlo e emite o resultado do processo de certificação.

Acompanhamento

Anualmente a NATURALFA planeia e executa o acompanhamento ao processo de controlo e certificação.

Para saber mais sobre a Concessão, Manutenção, Renovação, Extensão ou Redução da certificação conheça o nosso Procedimento de Certificação.

Somos o seu parceiro na certificação

Para saber mais sobre regras de utilização de Licenças, Certificados, Marcas e Logotipos de Certificação, conheça a nossa Instrução de Trabalho.

Tem alguma dúvida?