fbpx

A NATURALFA
e a LEAF Marque

O LEAF Marque é um sistema de garantia líder mundial que reconhece produtos cultivados de forma mais sustentável. A certificação LEAF Marque é atribuída a empresas agrícolas que cumprem com rigorosos padrões de práticas agrícolas sustentáveis.

A certificação LEAF Marque tem por base os princípios da Gestão Integrada de Explorações Agrícolas (IFM – Integrated Farm Management) estabelecidos na Norma LEAF Marque. O IFM é uma abordagem empresarial agrícola global que proporciona uma agricultura mais sustentável. A tecnologia moderna e os métodos tradicionais são utilizados com o objetivo de proporcionar uma agricultura próspera que enriqueça o ambiente e envolva as comunidades locais.

LEAF Marque
LEAF Marque

Quais são os benefícios da certificação LEAF?

Obter a certificação LEAF Marque com a NATURALFA permite:
  • Novas oportunidades de mercado
  • Adotar um sistema de sustentabilidade da exploração, a nível ambiental, económico e social.
  • Reduzir os impactos ambientais
  • Promover a biodiversidade
  • Melhorar a eficiência na exploração agrícola, com vista à poupança de custos.
Em 2017, uma investigação independente descobriu que o reconhecimento do mercado beneficiou 97% das empresas certificadas pela LEAF Marque, e 54% encontraram melhorias na eficiência energética que resultaram em poupanças de custos.
0 %
das empresas certificadas pela LEAF Marque foram beneficiadas pelo reconhecimento do mercado
0 %
das empresas certificadas pela LEAF Marque encontraram melhorias na eficiência energética que resultaram em poupanças de custos
Em 2021, outro projeto de investigação independente descobriu que os negócios certificados eram mais respeitados pelos retalhistas, melhoravam a imagem pública, e beneficiavam de fazer parte de uma comunidade de agricultores com os mesmos interesses.

Uma exploração agrícola gerida segundo os princípios do IFM consegue demonstrar uma melhoria contínua e específica do local em toda a exploração agrícola, incluindo:

Organização e Planeamento

01

Saúde e Proteção das Culturas

01

Criação de Animais

01

Gestão da Água

01

Envolvimento da Comunidade

01

Gestão do Solo e Fertilidade

01

Controlo da Poluição e Gestão de Subprodutos

01

Eficiência Energética

01

Conservação da Natureza e da Paisagem

01