fbpx

Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola

O Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola aplica-se às organizações do setor vitivinícola nacional e tem como objetivo certificar os produtos comercializados (Vinhos, Vinagres, Uvas, Mostos, Destilados, etc.) por parte das organizações que assumam o compromisso de implementarem práticas sustentáveis que integrem aspetos ambientais, sociais e económicos.

Este referencial de certificação é uma iniciativa da ViniPortual – Organização Interprofissional do Vinho de Portugal e entidade gestora da marca Wines of Portugal – que aprovou a NATURALFA como Organismo de Certificação das organizações que pretendam candidatar-se.

A certificação permite às Organizações que demonstrem o cumprimento com o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola a utilização do selo de sustentabilidade nos produtos por estas produzidos.

Quais os benefícios do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola?

  • Manter um mercado sustentável de acordo com as expectativas da sociedade, tanto dentro como fora da organização, mantendo a competitividade económica e produtiva
  • Melhorar a confiança da sociedade nas empresas vitivinícolas através da implementação de uma abordagem baseada na sustentabilidade
  • Desenvolver uma vitivinicultura sustentável com o objetivo de prevenir impactos ambientais negativos e de se adaptar às alterações climáticas, através da adequação das práticas de produção

O Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola procura, assim, promover a sustentabilidade das organizações do setor, de diferentes tipologias de atividade, de diferentes dimensões e com diferentes níveis de evolução na implementação de práticas, no sentido que seja simples, inclusivo e credível.

Quais os princípios do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola?

Quem pode ser certificado?

Este Referencial aplica-se a todas as organizações do sector vitivinícola nacional responsáveis e orientadas para a sustentabilidade, ou seja, aquelas que estão focadas na criação de valor económico, cultural, social e ambiental, cujas práticas e resultados são partilhados com os seus intervenientes e tendo em consideração preocupações ambientais e sociais.

As diferentes categorias de operadores abrangidos por este Referencial são: Destilador, Engarrafador, Fabricante de Vinagre de vinho, Preparador, Viticultor, Vitivinicultor e Vitivinicultor-engarrafador.

Quais os produtos que podem ser certificados?

  • Uvas
  • Destilados de Origem Vitivinícola
  • Mostos
  • Vinhos
  • Vinagres de Vinho
  • Outros produtos de origem Vitivinícola

Por onde começar?

As organizações que pretendem realizar uma avaliação devem começar por fazer uma leitura prévia do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola.

De seguida deverá contactar a NATURALFA para orientação das seguintes etapas:

Procedimentos do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola

Fonte: ViniPortugal

Assista à entrevista com o Dr. Frederico Falcão sobre o novo Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola. Nesta conversa falamos sobre a origem do Referencial, as vantagens e o impulso que o mesmo poderá trazer para o sector vitivinícola português.