Simples & Frescas
A Simples & Frescas, Lda é uma empresa familiar de produção e comercialização de produtos hortícolas, sediada em Ribamar e com armazém em São Bartolomeu dos Galegos. Fundada em 2006, a Simples & Frescas é uma empresa recente mas conta com mais de 30 anos de experiência na área.
Tem produção própria de 50 hectares entre Couve Coração, Couve Lombardo, Couve Brócolo, Couve Flôr, Couve Portuguesa, Alho Francês, Abóbora Butternut, Abóbora Muscat e Batata Doce. Em parceria, tem um grupo de produtores que trabalha em prol dos mesmos objetivos, perfazendo um total de mais de 200 hectares de área de cultivo. Têm como política a simbiose entre o produtor, o vendedor e o cliente, garantindo o sucesso e sustentabilidade de todos. Além disso, possuem cerca de 3 hectares de área coberta para armazenagem dos produtos secos que vão sendo comercializados ao longo do ano.
Juntamente com as boas práticas agrícolas, que sempre foi uma grande prioridade, possuem a certificação GlobalG.A.P. e GRASP, que assegura a defesa da saúde pública, de forma a garantir um produto com melhor qualidade e uma maior consciência para a proteção ambiental. Este é um tema muito importante na política desta empresa, estando presente em vários processos do seu trabalho, desde a preparação e manutenção das culturas, passando pelo embalamento e expedição dos produtos até à sua venda ao consumidor final.
Cargo: Responsável de Qualidade
Funções: Gestão e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, Responsável por certificações, Acompanhamento de auditorias.
Mudar é Bom: Novas metodologias, melhores resultados
2 – Há quanto tempo está certificado?
Não tenho a certeza, mas no mínimo há 17 anos.
3 – Quais os principais problemas ou dificuldades que sentiu com a certificação ou com a entidade certificadora?
Dificuldades por parte dos auditores em separar referenciais, auditoria em GlobalGAP e avaliação “aos olhos” de BRC por exemplo.
4 – O que o fez mudar de entidade certificadora?
A rapidez de agenda para auditorias.
5 – Teve receio em mudar? Quais os principais receios?
Não.
6 – Que diferenças sentiu ao mudar para a NATURALFA?
Maior disponibilidade e rapidez nas respostas por parte de toda a equipa, tanto ao nível dos auditores como de administrativos.
7 – Consegue identificar alguma vantagem que a NATURALFA trouxe para a sua empresa ou para o processo de certificação?
Simplificação de processos.
8 – Valoriza o facto de a NATURALFA ser uma empresa 100% portuguesa?
Sim.
9 – O qua acha do trabalho dos auditores da NATURALFA?
Sinto que é um trabalho conjunto. Procuram soluções e ajudam-nos a melhorar o nosso próprio trabalho adaptado à nossa realidade, que é o segredo para a certificação correr da melhor maneira a todos os níveis.
10 – Sente que é esclarecido pela NATURALFA sempre que necessita?
Sim.
11 – Considera o processo de certificação da NATURALFA simples e rápido?
Sim.
12 – Que melhorias acha que poderiam ser aplicadas no processo de certificação?
De momento nada a acrescentar.