Nova versão LEAF – Versão 16.1
Foi publicada uma nova versão LEAF 16.1 que se tornará obrigatória a partir 01 de setembro de 2023.
As alterações são as seguintes:
- Alteração dos requisitos associados ao Ponto de Controlo 1.2, que atualmente exige que os produtores sejam certificados por um esquema de base aprovado pela LEAF Marque (por ex. GLOBALG.A.P.) para todos os produtos incluídos na sua definição de exploração agrícola. A partir de 01/09/2023, o LEAF Marque deixará de exigir que todos os produtos da exploração agrícola tenham uma certificação de base aprovada pela LEAF Marque. Apenas se irá aplicar para os produtos que têm de ser certificados LEAF Marque. Consulte o documento aqui.
- No entanto, todos os produtos da exploração devem cumprir com os requisitos LEAF MARQUE (exceto o ponto 1.2) e devem ser incluídos no âmbito da auditoria.
O LEAF Marque Standard v16.1 continuará a exigir que os produtores:
- Incluam todos os seus produtos na sua Revisão de Agricultura Sustentável LEAF (LSFR) e na sua candidatura ao organismo de certificação,
- Cumpram o LEAF Marque Standard para todos os seus produtos,
- Tenham todos os seus produtos incluídos no âmbito da auditoria LEAF Marque, e
- Cumpram todos os requisitos regulamentares locais, nacionais ou internacionais relevantes
Por exemplo:
Um produtor requer a certificação LEAF Marque para maçãs e trigo, mas não para as suas ovelhas que são vendidas nos mercados locais.
O produtor preenche o seu LSFR incluindo as maçãs, as ovelhas e o trigo na secção de informações sobre a produção. Ao candidatar-se ao LEAF Marque, declara que as maçãs e o trigo também possuem uma certificação de base aprovada, mas as ovelhas não.
Durante a inspeção, o auditor verifica se as maçãs, o trigo e as ovelhas cumprem todos os pontos de controlo LEAF Marque relevantes, incluindo, para o ponto 1.2, a verificação de que existe uma certificação de base aprovada para as maçãs e o trigo.
Quando o certificado LEAF Marque é emitido, inclui as maçãs e o trigo, mas não as ovelhas. Apenas estes dois produtos podem ser marcados como LEAF Marque com a utilização do logótip