O que deve saber sobre Certificação Biológica
O que é a Certificação Biológica?
A Certificação Biológica é um sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que combina as melhores práticas ambientais, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais, a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar dos animais e método de produção em sintonia com a preferência dos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais.
Os serviços de certificação de produtos biológicos pela Naturalfa, garantem a conformidade regulamentar e aumentam o valor da marca ao preservar o meio ambiente e ao satisfazer a demanda dos consumidores por alimentos produzidos organicamente.
Porque deve escolher produtos biológicos?
- Os químicos não entram no seu prato. A agricultura biológica não permite a utilização de agrotóxicos ou adubos químicos.
- Os alimentos biológicos não são geneticamente modificados. A alteração genética modifica o equilíbrio natural dos ecossistemas, acaba com a variabilidade genética e acredita-se que também pode ter implicações para a saúde daqueles que consomem este tipo de alimentos (geneticamente modificados).
- Os alimentos biológicos têm um maior valor nutricional. Por ser um tipo de agricultura onde os solos são equilibrados, respeitando o pousio e fertilizados com adubos naturais, onde não há contaminação química, os alimentos biológicos possuem um maior teor de antioxidantes, vitaminas e minerais.
- Menor Risco de doenças. Os agrotóxicos utilizados na agricultura convencional deixam resíduos que podem causar problemas respiratórios, distúrbios hormonais, reações alérgicas, cancro e problemas neurológicos.
- O ambiente agradece. O facto de não permitir a utilização de produtos químicos faz com que a contaminação dos solos e dos canais freáticos seja quase nula.
- Todos os produtos biológicos são certificados. A qualidade dos produtos biológicos é assegurada pelo selo de certificação que é fornecido por entidades reguladoras, certificadas pelo governo, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos biológicos desde a sua produção até a sua comercialização.
Quem pode ser certificado?
Todos os produtores, preparadores, distribuidores, importadores e exportadores que produzem, manuseiam ou comercializam produtos biológicos e que cumpram com as regras estabelecidas pelos Regulamento (CE) Nº834/2007 do Conselho de 28 de junho de 2007, relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos e Regulamento (CE) Nº889/2008 da Comissão de 5 de setembro de 2008, que estabelece normas de execução do Regulamento (CE) nº 834/2007.