5 Dicas para preparar auditoria GLOBALG.A.P.
Saiba como preparar auditoria GLOBALG.A.P., com mais preparação e conhecimento será mais fácil todo o processo, fique com as nossas 5 dicas.
1. Conhecer a norma na versão mais atualizada Versão 5.2, 5.4-1, 6??? Qual norma a utilizar?
Fale com os seus clientes para perceber qual a versão que deve utilizar para dar resposta às suas exigências. Em caso de dúvida, opte pela versão 5.4-1-GFS porque, atualmente, é a única norma reconhecida pelo GFSI (Global Food Safety Inicitive).
Descarregue aqui os documentos necessários
2. Preencher a checklist
Descarregue aqui a checklist e preencha cada um dos pontos de controlo com o maior rigor possível. Todos os pontos Não Cumpridos e Não aplicáveis devem ser comentados e justificados.
No final prepare uma lista com os pontos Não Cumpridos.
3. Corrigir as falhas detetadas
Para cada incumprimento, analise o motivo da falha e defina uma estratégia para corrigir a falha e evitar que novas falhas idênticas ocorram.
Para o efeito utilize o Plano de Ações Corretivas disponibilizado pela NATURALFA.
Guarde evidências de correção.
4. Agendar auditoria
Entre em contacto com a NATURALFA e agende a auditoria num dia em que esteja a ocorrer a colheita dos produtos que pretende certificar.
5. Preparar documentos e registos
Garanta que todos os documentos (avaliações de risco, procedimentos, planos de ação, etc.) e registos (auditoria interna, caderno de campo, registos de limpeza, inventários, análises, etc.) estão disponíveis e facilmente acessíveis para o auditor no dia da auditoria.
Os documentos e registos podem ser disponibilizados em papel ou em formato digital.
Tânia Pacheco
Gestora de Clientes